quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sono bom

Não é de hoje que as noites aqui estão mais frias - pra o que a gente é acostumado, claro. Nessa época de ventos fortes, a sensação térmica faz a gente achar que a temperatura caiu, quando na verdade nem houve tanta diferença no termômetro. Mas o fato é que Isaquinho está gostando dessa mundança.

Ontem dormiu a noite todinha. Só acordou às sete horas, com auele sorriso de sempre. Quando cheguei no quarto dele, ele estava brincando no berço. Sem meia, cabelo assanhado e olhinho ainda inchado de tanto dormir.

Se não foi o friozinho bom, tenho outra teoria: apliqui a mamada dos sonhos. Coincidência ou não, deu certo. Quando cheguei em casa ontem, umas 8h30min, ele já tinha jantado, tomado banho e estava dormindo na rede. Um tmpo depois passei para o berço e, lá pras dez, ele ficou se mexendo. Sem acordar, levei-o pro nosso cantinho, e ele deu uma mamada daquelas de mal se mexer. Nem abriu os olhos, continuou dormindo e assim foi a noite toda.

É, parece que meu garotinho se adaptou bem à independência... Daqui a pouco vai querer dormir fora de casa... Mas só se for na casa da vovó...

domingo, 26 de setembro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Matheus

Esse post é em homenagem ao Matheus e à sua família. Aliás, que sorte a desse menino nascer cercado de pessoas tão especiais. Ou melhor: sorte não, é bênção mesmo. E bênção sem fim. às sete da manhã, orei para que nosso Papai do Céu estivesse ali, naquela sala de parto, cuidando de cada segundo da chegada desse garotinho ao nosso mundinho.

Que tudo que seus olhinhos vejam seja amor, que os sons sejam os mais suaves, que os movimentos sejam de aconchego e carinho, que as palavras venham profetizar a chegada de um grande menino e, daqui a pouco, um homem reto, firme nos propósitos que Deus tem para sua vida.

Matheus, ainda não o vi, mas sei que você é lindo, como todos os bebês. Não sei quem inventou essa história de dizer que recém-nascido tem cara de joelho. Ô coisa sem graça. Os bebês são as coisinhas mais lindas e fofas desse mundo. As mãozinhas, os olhinhos teimando em ficar fechados, a boquinha aberta, o corpinho curvado como se ainda estivesse no ventre. São lindos, sim, os recém-nascidos. Quem disser o contrário é porque não teve um pra cuidar e dar amor.

O Isaac nasceu pequenininho (48cm), magrinho (2.610kg), mas com cinco meses havia triplicado de peso - o que normalmente só acontece com um ano - e crescido um bocado. Muita gente olhava e se admirava de aquele menininho chorar tão forte, ter reflexos tão seguros e ser atento a tudo. Tudo isso só foi se firmando com o tempo.

Hoje meu bebê continua sendo a coisa mais fofinha desse mundo, só que mais pesado e maior. Mas, pra mim, independente de como ele fosse, seja ou será, vai ser sempre o meu filho. E, por mais que ele cresça, não vai deixar de ser meu bebê.

Mamãe sempre vai cuidar de você, viu? Isso é amor, filho. HOje você sente, mas um dia você vai sentir e entender que esse sentimento é o mais sincero que existe. E mais: cresce um pouquinho mais a cada dia, igualzinho a você. Quando você estiver bem grandão, igual ao papai, mamãe vai continuar querendo te colocar no colo, te beijar e te cobrir com o amor mais poderoso desse mundo.

Aí vou encostar seu rostinho no meu, você vai se acalmar e sentir a segurança que o fez parar de chorar no nosso primeiro encontro, na sala de parto. Foi ali que mamãe pediu, com o coração, pro Senhor abençoar meu menininho. E é assim que está sendo.

Amém.

domingo, 19 de setembro de 2010

Conselhos

Coisa boa na minha infância e início da adolescência era passar as férias com os avós. Entre as mil recomendações, uma é a mais viva: "quando a mamãe mandar tomar banho pra almoçar ou pra jantar, vá", dizia a minha mãe, falando da vovó.

Pode parecer estranho, mas esse conselho não esqueço. Ao contrário. É o primeiro que lembro quando me vem aquela época. Mas hoje entendo. Se eu conseguisse obedecer nesse ponto (que hoje parece simplório), obedeceria as outras recomendações com prontidão. Mais: se eu não conseguisse obedecer em algo tão simples, quando e com o que conseguiria?

Ora, não dava outra. Quando a gente via que o feijão-com-macarrão estava cheirando na panela de pressão, era bom começar a se arrumar: pegar toalha, sabonete, roupa e disputar o primeiro lugar na fila de primos na hora do banho. Mas sucesso mesmo era se tomasse banho no banheiro "novo", feito dentro de casa, não no "velho", de cimento batido, na parte externa da casa.

No interior - no caso, a União que se transformou em Jaguaruana -, as casas mais antigas só tinham um banheiro. E do lado de fora. Dava medo ir ao local à noite e se deparar com o quintal escuro, comprido e com o silêncio quebrado somente pelos grilos. É porque, também no interior, até cachorro dorme cedo. Como raramente tinha movimentação estranha, os da casa da vovó dormiam como pedra. Só o gato, o Zé Pretinho, é que esperava o final da novela das oito pra dormir. Enquanto isso, ficava se enroscando na cadeira de balanço da vovó, fugindo das cusparadas de fumo que miravam o penico, mas acabavam respingando no chão, no gato e mesmo nas pernas brancas e gordas da vovó.

Voltando ao banho. Antes de fazerem o banheiro novo, não tinha saída. O jeito era se aventurar naquele cubículo escuro, dividir espaço com um sapo gordo que ficava no canto da parede, o mais úmido, e jamais fechar os olhos durante o banho. Pra mim, o perigo era o sapo pular em cima de mim ou a caixa d'água, que funcionava como teto do banheiro, cair sobre minha cabeça. E ainda tinha a escada pra quem quisesse ou precisasse olhar a caixa. Se subi uma vez foi muito, porque tinha medo de, ao olhar a água, me deparar com uma sapo gigante ou algo do tipo, bem tenebroso. Eu e minha memória de terror - mas essa é outra história.

Como até o banheiro novo ficar pronto não tinha alternativa, o negócio era tomar banho ligeiro, vestir a roupa pra ir pra praça e jantar rápido, pra não perder tempo. Sim, por mais ridículo que pareça, na época em que já ia pra pracinha ainda tinha medo das coisas que minha mente inventada.

O fato é que não precisava ouvir os gritos da vovó mandando a gente ir tomar banho. Bastava uma, no máximo duas vezes ela mandar. Depois era só pendurar a toalha no varal do alpendre, do quintal ou do quarto grande. E bem esticadinha, porque se não era grito no meio do mundo.

Obrigada, mãe, vó. Hoje fico doente se deixar a toalha do Isaac em cima do berço, no colchão ou embolada no banheiro. Posso ser desorganizada em um monte de coisa, mas nisso não. E nem me importo quando o marido deixa a dele esticada na cadeira da sala, na porta do quarto. Que que tem? Não está esticada? E ele não tomou banho na hora certa pra poder jantar?

A única coisa diferente, no caso do bebê, é a ordem dos fatores que, nesse caso, pode alterar o produto. Primeiro ele janta, depois de meia horinha toma banho e ainda depois tem peito. Ele ainda não vai pra pracinha, mas é pra dormir cheiroso, limpinho e gostoso, como digo todo dia pra ele. Conselho de mãe. Será que ele vai lembrar?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Obrigada

Com muito louvor

Deus não rejeita a oração, oração é alimento
Nunca vi um justo sem resposta, ou ficar no sofrimento
Basta somente esperar, o que Deus irá fazer,
Quando Ele estende suas mãos, é a hora de vencer

Então louve, simplesmente louve
Tá chorando louve, precisando louve
Tá sofrendo louve, não importa louve
Seu louvor invade o céu

Deus vai na frente abrindo caminho
Quebrando as correntes, tirando os espinhos
Ordena aos anjos pra contigo lutar
Ele abre as portas pra ninguém mais fechar
Ele trabalha pra quem nele confia
Caminha contigo de noite ou de dia
Erga suas mãos sua bênção chegou
Comece a cantar com muito louvor

Com muito louvor, com muito louvor
Com muito louvor

A gente precisa entender, o que Deus está falando
Quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando
Basta somente esperar,o que Deus ira fazer,
Quando ele estende suas Mãos é a hora de vencer

Então louve, simplesmente louve
Tá chorando louve, precisando louve
Tá sofrendo louve, não importa louve
Seu louvor invade o céu


Quantas vezes cantei/orei essa música da Cassiane aqui em casa, sozinha, chorando na expectativa de as coisas acontecerem ou sorrindo na certeza da vitória... Botava o cd e repetia não sei quantas vezes, fechava os olhos, clamava a DEus para Ele ficar do nosso lado e fazer Sua vontade - não a minha.

Não tenho dúvida de que, naqueles momentos, DEus estava do meu lado, passando a mão na minha cabeça (ou seria no coração?) e dizendo "fica tranquila, filha, tudo tem seu tempo; tempo de plantar, de colher, de chorar, de sorrir, de clamar, de esperar, de agradecer". NUnca tive dúvida disso. Por isso, mesmo pedindo, já agradecia, pois tinha certeza de que DEus estava agindo "de noite, de dia", quando eu estava dormindo ou trabalhando. Ô Deus trabalhador, não para!

E hoje eu só posso agradecer, assim como a mãe do Theo, a Aline. Foi ela que me lembrou dessa música. A luta dela e, principalmente, sua fé são inspiradoras. Não é à toa que a vitória está lá, na porta dela. ALiás, no bercinho, dando gritos de vontade de viver. Esse menininho é abençoado e tem mudado a fé de muita gente.

Por isso, ver a música da Cassiane no www.vivoesinto.blogspot.com me fez rememorar aqueles momentos de oração, aquelas conversas que só meu Pai sabe bem a razão de cada palavra. Obrigava, Senhor, por ter me dado forças para orar e mesmo chorar, sim, mas jamais me desesperar ou achar que estava sem resposta. Mesmo nas dificuldades eu sabia que o Senhor estava comigo, e a alegria vinha de Ti, somente de Ti, que nos dá um motivo verdadeiro (e não passageiro) para sorrir. Tenho certeza de que o Senhor está com aquela família também e que aquele garotinho vai dar seu testemunho de vitória. Sim, porque a mãe dele já está dando. Eu e muita gente queremos ver o Theo contando isso. E veremos!

Amém.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festa

Domingo tem comemoração aqui em casa. Melhor: com papai e mamãe de folga! A festa vai ser grande...

Essa foto foi do aniversário do papai, dia 25 de agosto. Surpresa boa demais. O primeiro com bebê. No outro, Isaac estava ainda na barriga. Era nosso segredinho que crescia devagar e agora já está virando um rarazinho...

"Eu tenho um blog"

Foi assim que minha amiga Paola confessou que anda malinando na rede. E eu também! Que besteira, cada uma de um lado, parece que está fazendo coisa errada. Será que no fundo, no fundo somos tímidas?

(pode rir, é uma piada)

E eu agora também tenho twitter. A Janayde que fez. Mas esse é pra saber do que anda acontecendo no mundo.

Esse aqui é do meu mundinho, que é bem maior que esse mundo doido lá fora. Maior e melhor.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Passarinho

Eu sabia que meu gosto por passarinho não era à toa. O vovô criava canário, cuidava dos bichinhos com o maior zelo. Eu achava lindo o jeito dele - mas não os animaizinhos presos, essa é outra história. Ele colocava o banco de madeira no alpendre, subia e ficava lá colocando comida nas gaiolas, água. Não sei quantos eram, mas lembro que eram todos canários, bem amarelinhos.

Quando estava grávida, achava lindo tudo de passarinho. Dizia que, se fosse fazer tema no quarto, seria de passarinho. Acabou não sendo, mas meu gosto não mudou. Aqui no blog, está aí o passarinho no canto da página, alegrando o espaço.

Criança, aquele filme O Pássaro Azul era sonho. Repetido diversas vezes na sessão da tarde, era sempre novidade pra mim. Hoje nem lembro direito o enredo, mas sei que tinha uma menininha que vivia em busca da tal avezinha rara. Era como uma busca pela história dela, pelo amor escondido nas pessoas, pela simplicidade.

Hoje tenho um passarinho só meu. Na verdade, o Edson foi quem botou o apelido, porque toda vida que o Isaac está comendo assim que engole abre logo a boquinha pra próxima colherada. Quando não, é porque vê a gente comer a abre a boca pra partilhar também. E fica com a boquinha aberta até perceber que não tem comida pra ele (porque é de gente grande, depois ele entende) ou até que a gente satisfaça sua doce vontade de menino.

Bebê, a mamãe sempre vai te alimentar. Na barriga era com todos os nutrientes que o meu corpo mandava pra você crescer forte e saudável, depois e agora com o leitinho do peito, também com mil frutinhas, comidinhas saudáveis e sempre, sempre, sempre com o amor mais gostoso que existe. Sempre mesmo, viu?

Planos

Desde que comecei a me interessar por sites e blogs que falam de maternidade, simpatizei logo com o cinematerna.org.br. Achava o máximo a seção de filme, no cinema convencional, só pras mamães e bebês. Começou em São Paulo, hoje tem em várias cidades e agora vai chegar a Fortaleza! Vi uma materizinha no jornal e corri pra me informar. Mandei e-mail, falei com a assessora de imprensa, disse logo que faria a pauta no dia e/ou antes, mas fiquei arrasada quando descobri que não poderei ir.

Amanhã começo minha temporada (um mês) de trabalho à tarde, e o evento será às 13h30min do dia 16, no Iguatemi. Justo no horário em que já preciso estar aqui. Que maldade! Isso não deveria ser feito com mães ansiosas por algo tão especial. De qualquer maneira, estou inscrita no site e farei o possível e impossível pra ir às outras seções. E tenho que correr mesmo, porque os beb~es que vão ao cinema devem ter no máximo 18 meses. O meu vai fazer sete próximo dia 12. Gente, como passa rápido!

Mesmo que não dê pra ver o filme, que o nenem passe o tempo dormindo ou chorando (ninguém vai olhar torto nem reclamar), o legal é que o programa é pra mãe e filho e pra gente interagir com quem está passando pelos mesmos dilemas e alegrias. Uma pena mesmo eu não poder ir. Mas tudo bem. Enquanto isso, vou curtindo aquele programinha só nosso, na rede da sala, em que ele fica olhando nos meus olhos e esticando o braço pra pegar no meu rosto. E ali adormece com o peito na boca, a melhor coisa do mundo pra ele e pra mim. Quero nem pensar quando isso a gente não puder mais fazer... Dá até vontade de chorar... Nesse caso, acho que eu é que estou dependente e não quero qualquer fiozinho de independência...

Independência ou colo!

Meu bebê está crescendo. Não para! Quer toda hora brincar, brincar, não se cansa! Adora fica sentado na minha cama, cercado de brinquedinhos. No banho, já bate a mãozinha na água e molha quem estiver por perto. O xodó do banho continua sendo o peixinho, mas também já brinca com a saboneteira e com o palhacinho partido em três. Bota na boca, chupa, joga, segura a borda da banheira pra se levantar, se irrita quando quero que ele se deite pra lavar a barriguinha e as pernas. Essa parte procuro fazer rapidamente, pra ele não se incomodar tanto e, principalmente, pra hora do banho ser só uma diversão. Daqui a pouco esse menino quer tomar banho sozinho!

Outro sinal de independência dos últimos dias é a dormida no quarto dele. A primeira noite "sozinho" foi a de sábado pra domingo. Ora, achou ótimo! Eu é que fiquei me levantando não sei quantas vezes pra ver se ele estava bem. Nem coloquei babá eletrônica, porque qualquer movimento ou barulho eu acordo mesmo. Além do mais, o quarto dele é do lado do nosso. Impossível não acordar. A não ser que a gente ligue o ar, dá pra ficar assim mesmo. E não precisa de ar esses dias. Está muito frio à noite! Aqui em casa já tem bastante vento, mas essas madrugadas estão demais. O Isaac dorme de pijaminha (camiseta e short) e meia, mas hoje acho que vou vestir uma calça.

Hoje, feriado, estou trabalhando. Mas ele e o paizinho foram pra casa da minha sogra. É bom que lá ela faz o almoço direitinho dele, e o Edson descansa um pouco - oq ue não falta é gente querendo cuidar dele. Eu fico aqui só me lembrando, cheia de saudade e de vontade de dar um cheiro bem gostoso naquela barriga fofinha e no cangote.

Nariz Entupido

As três gripes que o Isaac teve quando era bem novinho (dois, três e quatro meses) nos deram muita dor de cabeça, tiraram nosso sono e deixaram nosso coração na mão, só de ver o bichinho incomodado com a febre. Passou. Graças a Deus.

Mas ele continua tossindo e espirrando de vez em quando. Contudo, percebo que ele está mais forte. Já entra em contato com gente doente, poeira e não fica mais doente com tanta facilidade. Mesmo assim, claro, não relaxo. Limpamos o narizinho dele várisa vezes ao dia, fazemos tudo que o médico pede direitinho.

Mas de duas noites pra cá apareceu uma novidade: nariz entupido. Anteontem ele foi dormir depois de meia-noite. Mamava, dormia, mas quando eu o deitava no berço ele acordava e chorava bastante. Essa noite ele dormiu mais cedo, mas lá pelas duas da manhã acordou do mesmo jeito. O pai embalou, cantou, até que o nenem dormiu de novo, sem precisar mamar.

Tenho minha teoria. Nessas duas últimas noites estava muito frio aqui em casa. Chega o chão estava gelado. Engraçado é que de dia ele fica normal, o nariz mal escorre. Pra quem não tem filho, isso é uma tremenda bobagem. Mas não tem coisa pior do que ver aquela coisinha pequena incomodada e não pode fazer nada - nem ele nem eu. Aliás, a gente até faz. Mas, como ele não sabe se assoar, fica irritado. Pelo menos de dia ele tem dormido bem. E, depois que passa o período pior, volta a dormir tranquilo. Detalhe: está dormindo no quartinho dele. Mas essa é uma outra história.