segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mas... mais fraldas

Antes de o bebê nascer, a gente é cheia de ideias. Inventa moda até. Depois de escrever que eu achava que não teria leite, lembrei outro fato. Jurava de pé junto que não usaria fralda descartável. Imagina! E pra onde vai todo aquele amontado de plástico, algodão, xixi e cocô? Não tem aterro que aguente.

Mas foi pensar na logística que meus ideais ambientalmente responsáveis desceram rio abaixo. Primeiro: onde estender tanta fralda de pano? E a água que gastaria, não é pior do que o que ficaria acumulado no aterro, que foi feito para receber esse tipo de material (que não pode ser reciclado)? Além do mais, já ouvi falar que parte das fraldas descartáveis é feita com material biodegradável.

Sim, eu juro que pensei nisso tudo!

Mas aí (pode me chamar de egoísta) pensei nas minhas mãos, no tempo que gastaria na pia, na água e nas lágrimas de cansaço derramadas, que mais uma vez esse ideal - que às vezes se impõe sobre nossa rotina - nem saiu do papel.

Fiz melhor (ou pior, para quem não fez a mesma escolha que eu, e respeito isso): um chá de fraldas. Mas ganhei fralda, viu? Fomos até quase os noves meses com elas. Se bem que no começo compramos uns pacotes de recém-nascido, porque o Isaac nasceu pequenininho e as fraldas P ficavam grandes. Bom, mas mesmo assim ficamos no lucríssimo.

Mas por que mesmo estou escrevendo sobre isso?

Ontem resolvi, por acaso, pelo primeira vez contar quantas fraldas ele usa por dia. Não me assustei com o resultado, mas sei que isso já mudou bastante, porque quando ele só mamava era mamando e fazendo número dois. Era entrando e saindo... Não reclamava, mas tinha o maior cuidado, quando ele estava dormindo, pra trocar a fralda sem acordar o bebê, principalmente de madrugada. Mas foi, foi, até que me aperfeiçoei tanto que fazia a troca rapidinho. E limpando, passando algodão com água no bumbum, pomada. Tudo direitinho.

E ontem, quando chegamos do shopping, mais uma vez abrimos o roupeiro de cima do guarda-roupa, que uns meses atrás não cabia um alfinete de tanta fralda. Os dois lados, nas quatro portas. Lotado. Agora limpo, limpo. Ontem foi que um lado ganhou quatro pacotões - estava barato demais!

Mas pra ficar cheio de novo... Agora só no próximo rebento, no próximo chá. E, sim, vou continuar usando muitas fraldas de pano, umas três por dia (agora, porque antes eram bem mais, por causa das golfadas). Mas tudo tem seu tempo.

* Um dia vou contar quantos "mas" escrevo por post.

Um comentário:

  1. Samuel usa 4 fraldas por dia (se for TM SOft Touch ou Pampers do pacote verde)! Ele só faz o número 2 uma vez ao dia! Quando são duas vezes, aí se vão 5 fraldas por dia. Esporadicamente, quando está muuuuuito calor, e a frequência de banho aumenta, ele usa 6! Mas vá, isso acontece no máximo duas vezes ao mês.

    Eu não fiz Chá de Bebê pq não queria gastar e ninguém se ofereceu para fazer absolutamente nada, então, eu passando mal do jeito que estava e com o dinheiro meio curto, fiquei sem fazer. Mas acho que super vale à pena a diversão que é!

    E sobre as fraldas de pano, se eu tivesse uma secadora, certeza que usaria. Aqui é muito quente o bumbum do Sassá cozinha nas fraldas.

    Vale muito à pena comprar na promoção! Princioalmente no Paraguai: 15 dólares 60 fraldas do tamanho G da Huggies do mesmo modelo do pacote vermelho no Brasil (lá é verde).

    Beijo-beijo!

    ResponderExcluir