sábado, 12 de fevereiro de 2011

Carta Nº 1

Meu amor,

não imagino outra forma de começar essa que é a primeira cartinha que
escrevo pra você. Hoje é seu primeiro aniversário. Mamãe acordou cedo,
mas saiu de casa quando você ainda estava dormindo. Pijaminha verde,
casaco azul, meia azul. Antes de sair, ainda passei a mão no seu
corpinho e você respirou mais forte, aquele suspiro que já é tão seu
quando está em sono profundo. Ajeitei seu corpo, porque a perna estava
levantada na grade do berço. Mas não botei o bubu.

Por uns segundos, ainda pensei em acordar você só pra ver esse olhinho
abrindo devagar e sorrindo pra mim. Mas não. É tão bom dormir até tarde
no sábado, ainda mais esse, com chuva. Sim, essa época tem sido de muita
chuva por aqui. Cada trovão. Mas você é tão rapazinho que nem se
assusta. Nem acorda até!

No meu e-mail, tinha uns parabéns muito especiais, do
www.babycenter.com, um site que desde antes de a gente se olhar já sabia
de você e, toda semana, me mandava mensagens dizendo como estava seu
crescimento. Foi através dele que imaginei seus bracinhos e pernas se
alongando dentro da minha barriga, seus traços tomando forma, sua
percepção do mundo aqui fora se apurando. E isso foi acompanhado de
várias idas ao médico, o Dr. Joaquim, que foi quem primeiro lhe tomou
nos braços. Ele foi tão importante nisso tudo, bebê, que um dia quero
que você diga obrigado a ele também.

Nesses parabéns do e-mail, a mensagem dizia que se eu ganhasse R$ 1,00
por cada fralda trocada, camiseta golfada e sorriso seu, poderia comprar
um arranjo de flores bem bonito.

E precisa?

Não, meu amor, não precisa.

O que quero nesse dia é só ficar do seu lado e agradecer a Deus por
esses que estão sendo os dias mais felizes da minha vida, pela sua
saúde, por papai e mamãe terem saúde pra ficar do seu lado. Sempre digo
que não sei como consegui viver tanto tempo longe de você. E não sei
mesmo. Também não consigo mais lembrar, com clareza, como era minha vida
antes. Era bom mesmo a casa tão silenciosa?

Tanta coisa me marcou nesse um ano, príncipe. Ontem mesmo estava
conversando com uma amiga e disse que tinha saudade de quando você era
bem pequenininho, quando só mamava, quando o mundo éramos praticamente
nós, na nossa casa.

Aí você foi crescendo, tendo suas descobertas, aprendendo da forma mais
natural que existe.

Hoje você já fala mamã; descobre detalhes dos objetos com seus dedidnhos curiosos; fica em pé sozinho por alguns segundos; ensaia uns passinhos solto no cercadinho; se desloca apoiado no sofá, na cama, na parede; dorme a noite toda sem precisar tomar leitinho; dorme seu soninho de manhã e à tarde; adora comer e tomar banho, mas detesta beber água; adora a Galinha Pintadinha e o Doki; troca qualquer brinquedo por um controle remoto, um celular ou pelo computador e só troca o colo da mamãe pelo do papai.

Sabe o que eu adoro em você? Depois do banho da noite, coloco a toalha no ombro, enrolo você e seu corpo fica todo grudado no meu, com a cabeça apoiada no ombro pra dormir. É aviso de que, sim, o banho foi uma delícia, relaxante e que, agora, é hora de dormir. Aí visto sua roupinha e, de novo no ombro, você se deita todinho. Só faz isso comigo, e mamãe fica toda dengosa.

Não posso deixar de registrar que, nesse um ano, nenhum dentinho deu o ar da graça ainda. Dr. Moacir diz assim pra mim: "sorte dele e sua". Dr. Moacir é seu pediatra. Ele cuida tão bem de você, bebê. Nunca errou, nunca titubeou, nunca passou um remédio sem olhar pra você. Um dia também quero que você diga obrigado a ele, viu? Nas horas de aperreio, quando você tem uma febre mais alta, uma tosse diferente, mamãe liga pra ele, que sempre atende ou retorna a ligação. E ele sempre deixa a mamãe mais tranquila pra cuidar de você. Ele é também o médico da Ana Lívia, sua prima linda e que mamãe ama muito, muito, muito, como uma filha até.

Meu bombom, agora, 16h20min, você está dormindo na sua rede, no seu quarto. A rede bem baixinha, porque se você sair não tem perigo de se machucar. Sim, filho, você já saiu da rede algumas vezes e no maior silêncio, nem a babá eletrônica avisou.

Meu amor, poderia resumir todas essas palavras dizendo simplesmente que você me apresentou um amor que não imaginava existir. SIm, a frase é clichê, mas é tão verdadeira. Como papai sempre disse pra mamãe, amar é cuidar. E é isso que fazemos com você. Nosso cuidado é todo cercado de amor, de calma, de paciência, de bênçãos do nosso Papai do Céu. É a Ele que peço sabedoria para tomar as decisões certas, para ter saúde pra te ver crescer, pra ficar sempre do lado do papai nessa jornada, pra dar a você irmãozinhos lindos, saudáveis e abençoados como você.

Meu amor, você é meu milagrinho, uma bênção que Deus preparou muito antes de eu saber que estava grávida. Ele escolheu a hora certa pra nos apresentar a você. Foi na sala de parto. Você chorava alto e a pediatra encostou sua bochecha na minha. Mal consegui falar de tanta emoção. No mesmo segundo você se calou. "Tão quentinho, tão fofinho. Abençoa, Jesus". Foi tudo que pude dizer naquela hora, à tardinha também, só que um ano atrás. ERam 16h15min.

Aí papai também pegou você, ficou passeando no berçário com você no colo, o olhinho inchado, apertado, só um risquinho. Nas horas que se seguiram algo muito intenso tomou conta de mim aos poucos. É o amor de que falo hoje. Não o mesmo, porque hoje ele é maior, mais forte, mais seguro. Mas é amor, sim. E é esse amor que quero passar pra você todos os dias, de manhã, de madrugada, qualquer hora, longe ou perto. É você o dono desse amor. E sóo Papai do Céu, eu, você e seu pai sabemos o quanto esse amor nos preenche e inunda.

Ainda preciso dizer que te amo?

Pois eu amo, viu?

Muito, meu bombonzinho. Meu milagre.

Um comentário:

  1. suspiroos :)
    fiquei mto emocionada com o texto, lembrei de uma cartinha que minha mae escreveu pra mim tb!
    parabéns martinha e isaac:)
    felicidades, saúde e muita paz.

    ResponderExcluir