sexta-feira, 23 de julho de 2010

Febre e mais... saúde

O amor cresce todo dia e nos faz conhecer e reconhecer a maternidade em cada gesto de afeto. Mas a dor também tem sua serventia, nesse sentido. Segunda à noite, o Isaac apareceu com uma febre que logo controlamos com paracetamol, compressas com água fria e banho. Mas deixa que era só chegar a hora de tomar outro remédio que a temperatura voltava a subir. Foi assim até essa madrugada. Sim, essa peleja ensina a ser mãe. Também.
Na terça, o médico disse que se tratava de adenovírus. Não passou aerossol, xarope, nada disso. Só remédio pra controlar a febre e um fitoterápido que, segundo ele, aumenta as defesas.
Graças a Deus, o máximo que deu foi 38,5. Ele chorou com os banhos frios, ficou sem paciência com as camisetinhas feitas de compressa nas pernas e braços e a fraldinha molhada na cabeça, mas vale a pena demais tomar essas medidas extras.
Em uma dessas madrugadas de temperatura mais alta, a febre chegou a baixar dois graus com as compressas e o banho. Isso dentro de uma hora, mais ou menos.
Nem trabalhei ontem pra ficar com o bebê e, principalmente, pra ele mamar na hora em que quisesse. É que o médico disse pra gente não introduzir nenhum novo alimento com o bebê assim, doentinho. Além disso, falou que o suco de laranja lima talvez estivesse afrouxando o intestino. Tanto que ontem ele nem tomou.
Quando ele ficar bom mesmo, totalmente, vou dar frutinhas e outros sucos. E o peito continua, claro...
Hoje de manhã o termômetro ainda mediu 37 graus, mas nada comparado aos 38 que fazem o nenem gemer e reclamar de tudo. O médico diz que é porque o corpo fica dolorido, igual a gente grande. O bichinho...
Nesse negócio de bota termômetro, marca no rel´gio, dá banho, faz compressa, as horas se passam e a gente não come direito, não toma banho direito e, principalmente, não dorme. Resultado: destruição total, ainda mais porque o sofrimento do bebê dói demais na gente, mais do que qualquer outra coisa. Nessas horas, só peço pra Deus tirar toda enfermidade, toda dor e deixar o bebê dormir o soninho tranquilo dele. Pra mim isso é tão importante, porque sei que, dormindo, ele está descansando das estripulias, crescendo e se desenvolvendo (sim, o hormônio do crescimento age mais quando a criança está dormindo) e em paz. Tanto que às vezes sorri com o olhinho fechado e dá uma risadinha bem baixinha, sem acordar... Coisa mais linda!
E agora ele está inventando moda: quer dormir de lado, como quando nasceu. Fica a coisa mais linda, com as pernas grossas uma por cima da outra e o rostinho de lado. Dorme tanto que nem se mexe. Diferente de quando dorme de barriga pra cima, quando qualquer coisinha o assusta.
Agora, nesse momento, ele deve estar dormindo de bruços, mas porque é na rede. Cearense, né? Fazer o quê?! Mas à noite é no berço, do lado da mamãe, pra eu só levantar a cabeça e conferir o sono de paz do meu anjinho...

sábado, 17 de julho de 2010

Espoleta

O Isaac está que não para! No berço, principalmente na troca da fralda, vira de um lado para o outro rapidinho. Até uma semana atrás ainda fazia uma força tremenda pra se emborcar, mas agora não. Basta ter uma brechinha e pronto! Às vezes tem só um pouco de dificuldade pra tirar o bracinho de baixo do corpo, mas até isso ele está melhorando. Como ele aprende rápido... E sozinho! Essas coisas ele mesmo descobriu e vai aperfeiçoando. É muito bom ver meu menininho descobrindo o mundo assim, aos pouquinhos.

O banho também virou uma aventura. Se ficar deitado de barriga pra cima, ele se estica todo pra ficar em pé. Faz força nos pés e ergue o corpo na marra. Preciso toda hora ficar dobrando as perninhas pra ele ficar sentado. E bate perna, bate braço, uma graça!

Ah! E pense num menino gemedor... É muito engraçado! Fica fazendo força, geme, se mexe e faz tanta força que até suja a fralda. Por falar nisso... Como anda sujando a fralda esse menino. Não sei se é o suco, mas está que é um troca-troca de fralda que nem presta!

Parece que agora ele regularizou mais o sono. Depois de ficar uns dias dormindo a noite toda (no comecinho do quarto mês), agora ele acorda uma só, mama e só acorda de novo no começo da manhã. Aí mama, mama, fica acordado e eu vou trabalhar. Lá pras 9h30min ele toma o suco, toma banho e dorme. às vezes dá um trabalhinho pra dormir, mas sempre tira essa sonequinha de manhã. E é uma soneca boa, de pelo menos duas, três horas. À tarde já dorme menos, mas aí também é até bom pra não atrapalhar o sono da noite.

Mas uma coisa é certa: quanto mais ele dorme de dia, melhor dorme à noite, parece que fica mais calminho, menos estressado. Agora mesmo ele está dormindo na sua redinha, que ele adora. De noite não, continua no berço portátil, do meu lado. Coisa mais linda...

Mudanças

Ou melhor, mudança. A principal, a mais esperada, mais temida chegou: a volta ao trabalho. Foi segunda-feira. E, pra voltar à realidade mesmo, já peguei um plantão nmo fim de semana. Sim, além da semana toda trabalhando, sábado e domingo também é dia de labuts.

O primeiro dia foi péssimo. Entrei no jornal chorando e ouvi do meu chefe o que jamais imaginava: "está emocionada?".

Como assim "emocionada"? Estou louca de saudade, preocupada, querendo estar com meu bebê a qualquer custo, isso sim. Pelo menos ele atendeu ao meu pedido de meu deixar na Redação, pois nesses primeiros dias precisaria ir em casa no meio da manhã, imaginava. E fui. Mas só no primeiro dia, pro bebê mamar.

É que a babá resolveu só voltar da folga à noite (um tio morreu), e o nenem ficou em casa com o pai e minha sogra. Vim correndo no meio da manhã, depois voltei pra casa a pé, à tarde. Acabei criando um calo horroroso e dolorido. Fazia tanto tempo que não andava o sol...

O bom disso tudo é que revi algumas pessoas queridas. Claro, o que mais ouvi foi "cadê o bebê?". "Está bem, em casa, a coisa mais fofa..." Não sei quantas vezes repeti isso. Outra coisa boa é que todo mundo disse que estou superbem, que nem parece que tive filho, que estou bem mais magra. Que bom, mas falta emagrecer um bocado.

Tive tanta raiva da babá, porque tinha certeza de que ela não voltaria, sendo que ela sabia que eu voltaria a trabalhar justo naquele dia. Por fim, quando ela chegou, apesar da raiva, fiquei aliviada.

Caí na real. A gente precisa desse povo, não tem jeito. E precisa mais doq ue gostaria.

Enfim. O resto da semana foi tranquilo. Não precisei mais voltar no meio da manhã, porque o fofinho está tomando suco de laranja lima como lanche. Aí volto no almoço e lá pras três horas, pra não mais voltar. O bichinho pega o peito com uma vontade, que nem se mexe quando mama. Fica só olhando pra mim e sugando, sugando... Tão lindo, tão amado...

O que há de bom nisso tudo? Que eu volto pra casa e encontro, todo dia, graças a Deus, meus dois amores. Obrigada, Jesus....

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bons sonhos

"Tô com soninho"

Recém-nascido: 1 Semana
- Bebê dorme bastante, 15-18 horas/dia
- Geralmente em intervalos de 2-4 horas
- Não há padrão de sono

2 a 4 semanas
- Sem tabela de horários, permita que o bebê durma quando precisa
- Bebê provavelmente não dormirá por periodos longos à noite
- O maior período pode ser de 3-4 horas

5 a 8 semanas
- Bebê está mais interessado em brinquedos e objetos
- O maior período de sono começa a aparecer regularmente nas primeiras horas da noite
- O período mais longo é de 4-6 horas (menos se tem cólicas)
- O bebê "fácil" tem períodos mais regulares
- Ponha-o para dormir aos primeiros sinais de cansaço
- Ponha-o pra dormir: não mais que 2 horas acordado
- Após acordar pela manhã já está pronto para soneca somente 1 hora depois
- O bebê vai se distrair mais facilmente, então precisa de um lugar quieto pra dormir
- Crie uma rotina de atividades que acontecem antes de cada soneca e da hora de dormir à noite
- Sinais de extrema fadiga: irritável, puxa o próprio cabelo, bate na própria orelha

3 a 4 meses
- A necessidade é maior de um lugar calmo e quieto para dormir, pois o bebê se distrai mais facilmente
- Não deixar o bebê acordado por mais de 2 horas (alguns agüentam somente 1 hora)
- 6 semanas de vida é quando o período de sono mais longo deve ser preferencialmente à noite (não de dia)
- O maior período de sono é somente de 4-6 horas
- Comece a colocar o bebê para dormir antes dele começar a ficar irritado ou sonolento

4 a 8 meses
- O sono do bebê se torna mais como o do adulto, com período inicial de não-REM
- A maoria acorda entre 7 da manhã, mas geralmente entre 6-8.
- Se o bebê acordar antes das 6 é bom colocar para dormir após mamar e trocar a fralda
- Não é possível mudar a hora que o bebê acorda de manhã colocando-o para dormir mais tarde
- Comidas sólidas antes de dormir tambem não resultam em acordar mais tarde
- O período acordado de manhã deve ser de cerca de 2 horas para bebê de 4 meses e 3 horas para bebês de 8 meses
- Então a soneca da manhã é por volta das 9 horas para a maioria
- Tenha um período tranqüilo e quieto, parte da rotina de dormir, com duração máxima de 30 minutos. Essa rotina deve começar 30 minutos ANTES do fim do período que o bebê fica acordado
- Um soneca só é restauradora se é de 1 hora ou mais, algumas vezes 40-45 minutos conta, mas 1 hora ou mais é o ideal
- Conte com outra soneca após 2-3 horas acordado
- Evite mini-sonecas no carro ou parque
- Não deixe o bebê tirar uma sonequinha para compensar uma soneca perdida
- Se o bebê tira a soneca quando deveria estar acordado, bagunça a rotina acordado/dormindo
- A Segunda soneca é geralmente entre meio-dia e 2 da tarde (antes das 3)
- Deve durar 1-2 horas
- Uma terceira soneca poderá ou não ocorrer, se ocorrer será entre 3-5 da tarde e geralmente bem rápida
- A terceira soneca desaparece por volta dos 9 meses de idade
- A hora de dormir ideal é entre 6-8 da noite, decida pelo quanto a criança está cansada
- Empregue uma rotina antes da cama com a mesma seqüência de eventos toda noite, assim a criança começará a predizer o que vem a seguir, ou seja, o sono
- A criança poderá acordar de 4-6 horas depois para mamar, algumas estarão com fome mas outras vão dormir direto, depende do indivíduo
- Uma Segunda mamada podera’ ocorrer por volta de 4-5 da madrugada,

9 a 12 meses
- A maioria dos bebês dessa idade realmente precisam de 2 sonecas/dia com duração total de 3 horas de sono
- Por o bebê pra dormir à noite mais cedo permitirá que ele durma até mais tarde de manhã (em alguns casos não )
- Rotina usual: acorda às 6-7 da manha, soneca da manhã 9:00, soneca da tarde 1:00 (antes das 3 pra não atrapalhar com o sono da noite), dormir à noite entre 6-8 pm
- Se o bebê que dormia à noite toda começar a acordar, tente antecipar a hora de dormir gradualmente de 20-20 minutos.

12 a 21 meses (1 ano a 1 ano e 9 meses)
- Muda de 2 sonecas para 1 soneca/dia, total duração de sono 2 horas e meia
- Se a mudança para 1 soneca é difícil, tente por na cama mais cedo, a criança poderá tirar 2 sonecas num dia e 1 no outro até estabilizar

21 a 36 meses (1 e 9 meses a 3 anos)
- Maioria das crianças ainda precisam de uma soneca
- Em média a soneca é de 2 horas mas pode ser entre 1-3 horas
- Maioria das crianças dormem entre 7-9 da noite, acordam entre 6:30-8 da manhã
- Se a soneca não aconteceu, é preciso por na cama mais cedo ainda
- Se a criança não dorme bem durante a noite, não permitir que a criança tire a soneca pode ser problemático, causar extrema fadiga
- Se a criança acorda entre 5-6 da manhã, e está bem descansada, pode-se tentar encorajar mais sono com cortinas escuras
- Ir pra cama mais cedo pode resultar em acordar mais tarde de manhã (sono traz mais sono, na maioria dos casos)

3 a 6 anos
- A maioria ainda vai dormir entre 7-9 da noite, acorda entre 6:30 e 8 da manhã
- Aos 3 anos a maioria das crianças precisam de 1 soneca todos os dias
- Aos 4 anos, cerca de 50% das crianças tiram soneca 5 dias/semana
- Aos 5 anos de idade, cerca de 25% das crianças tiram soneca 4 dias/semana
- Aos 6 anos de idade as sonecas geralmente desaparecem
- Aos 3 e 4 anos a soneca dura 1-3 horas
- Aos 5 e 6 anos a soneca dura entre 1-2 horas

7 a 12 anos
- A maioria das crianças de 12 anos vão dormir entre 7:30 e 10 da noite, na média 9 da noite. A maioria dorme 9-12 horas/noite.
- Muitas crianças de 14-16 anos agora precisam de mais sono que quando eram pré-adolescentes para manter a atividade ótima e serem alertas durante o dia


Fonte : Tabela de sono dos bebês
(http://solucoes.multiply.com/journal/item/1)

Notas do livro “Healthy Sleep Habits, Happy Child”, de Mark Weissbluth, MD