quinta-feira, 25 de março de 2010

Só um menino

Meu menino não é um anjo,
nem um gigante,
é só um menino que sonha em domar um dragão.
Ele é igual a muita gente,
que brinca de enfrentar leão.

E por ser pequeno
há quem confunda
tamanho com imensidão.
Mas meu menino só voa alto,
porque se arrisca a desenhar avião.
E entre tantos vôos rasantes,
não foram poucos
os que o levaram ao chão.
Mas meu menino,
como tantos,
chora e levanta
se lhe dão a mão.

É um menino,
de espada em punho,
às vezes, um grande urso,
um valentão.
Mas tem noite,
que dorme encolhidinho,
como qualquer menino
com medo de bicho papão.

E se ele se arrisca
na corda bamba,
o que ele quer é tocar violão,
afinado com o menino,
que sempre bagunça meu coração.


(Mari Marinaro)

terça-feira, 23 de março de 2010

Um príncipe

Meu príncipe hoje fez o teste da orelhinha e, ao final da consulta, ganhou nota dez da fono. E colaborou com tudo, nem reclamou dos fones e do barulhinho que ela faz para ver os reflexos da criança. A tudo o príncipe reagiu como o esperado. Graças ao meu bom Deus. É sempre Ele quem cuida de tudo.

Hoje também tivemos, de manhã, visita do vovô e da vovó (maternos). Eles acharam a coisa mais fofa o nenem no bebê conforto, em cima da mesa enquanto tomávamos café. Bem quietinho. També, já tinha tomado o leitinho dele...

Ontem também fiz a mesma coisa. Enquanto fazia o almoço, ele ficou no bebê conforto do meu lado, em cima da mesa da cozinha. Tive o cuidado de deixar o ambiente bem ventilado para ele não sentir o cheiro da comida ou a quentura do fogão. Deu certo, porque dormindo ele estava e dormindo ficou, mesmo com o barulho. É um anjinho mesmo...

Na consulta da fono, aproveitamos para pesar o príncipe e nos surpreendemos. Acho que ele engordou bastante, mas vamos confirmar na sexta-feira, na consulta com o pediatra. Graças a Deus. Mil vezes graças a Deus. Continuo somente amamentando e, se pudesse, faria isso com exclusividade por seis meses. Mas vou fazer o possível, deixando o leitinho em casa enquanto vou trabalhar. O problema é se ele for logo pra uma creche. Não sei se é possível fazer assim também, deixar o meu leite lá.

Hoje à tarde ele mamou que foi uma beleza e agora está dormindo, bem quietinho. Acho que lá pras 8h30min ele acorda pra mamar de novo. Faço qualquer sacrifício pela saúde do meu filho. Sei que esse leitinho é o melhor pra ele. Por isso não me importo de acordar de madrugada, de às vezes passar até mais de uma hora com ele mamando, descansando, arrotando e voltando a mamar (até encher a barriguinha). Isso é amor. Estou colocando-o em primeiro lugar em algo que de fato é primordial. Sempre.

Afinal, nasci mamífera pra quê?

sábado, 13 de março de 2010

Parabéns!

Ontem o príncipe fez um mês! O primeiro de muitos, muitos mesmo. Compramos um bolinho (o bolo sagrado das tardes nesse endereço), tiramos umas fotos e demos muitos beijos no fofinho. Sim, porque o lindo está ficando fofinho de verdade, com dobrinhas e tudo.

Ontem também comecei a ler a Vida do Bebê, que ganhamos de uns amigos no fim de semana passado. Muito bom. Didático, claro, objetivo. Vários assuntos me interessaram, mas li principalmente a parte que fala do primeiro mês de vida. Fico feliz de saber que o desenvolvimento do príncipe coincide com o esperado.

A saber: ele já dá sorrisinhos (muitossão involuntários, mas às vezes é bem em seguida a um carinho, uma palavra mais doce, uma boa mamada), aperta nossos dedinhos (em especial quando mama com ânsia), acompanha nossos movimentos com o olhar, vira a cabeça quando está no nosso ombro (ele gosta de ficar com o rosto junto ao pescoço), presta atenção nos amiguinhos do móbile do berço (ótimo quando vou trocá-lo).

E ontem foi ele que nos deu um presente: tomou banho sem chorar! Um rapaz, nosso menino. A hora do banho era sempre acompanhada de um berreiro, mas ontem, no banho da tarde, ele ficou quietinho, todo comportado. Fiquei tão feliz. Foi como um recado pra gente: "pai, mãe, estou crescendo, viu?"

Coisa mais linda da mamãe...

Outra coisa em que também percebo mudanças. Ele continua acordando duas vezes, de madrugada, pra mamar. Mas nessas horas ele está mamando cada vez menos e logo dorme. Acho que é uma preparação para dormir a noite toda. Será? Nosso soninho agradece. Mas se o bebê quiser continuar acordando, não tem problema. Vou continuar com muito sono, mas não vai faltar leitinho pro nenem. Isso nunca. É a saúde do meu filho, e faço qualquer sacrifício por isso. É muito mais fácil dar um complemento, mas não quero. Nada como o leitinho da mamãe. Tenho certeza disso.

Chuva de bênção

Literalmente. Essa cidade estava um forno, há semanas precisando de uma chuvinha pra aliviar. Nesse mês, em dois dias o índice de radiação aqui foi recorde, o maior no país, junto com outras cidades. E não podia ser em melhor hora. Tem uma retroescavadeira derrubando o que restou do falecido buffet. A poeira no meio do mundo. Com a chuva, é claro que ela senta e fica tudo melhor.

Principalmente o anjinho, que está dormindo no quarto dele desde 9 horas. Estava com as janelas abertas, mas fechamos tudo por conta da poeira. O pai não sai ali da janela, vendo o serviço, tijolo por tijolo caindo e desfazendo uma história pra outra ser contada. A vida é assim.