domingo, 29 de agosto de 2010

Farrinha zero

Ontem o sábado era pra ser de mais farra. Tinha um chá de bebê, encontro das meninas do fórum, casamento. Pergunta se fui a algum? Nenhunzinho. Fui fazer as unhas, mas atrasou e desandou tudo. Quando cheguei em casa, ainda teria que dar banho no Isaac, dar frutinha, peito. Mas uma coisa atrasou a outra e ficou tarde pra tudo. Além do mais, ele estava meio choroso. Será que é dente?

Bem, o fato é que, com filho, não é só o relógio biológico que muda, é o do mundo! Tudo fica mais corrido, o tempo pra fazer o que não é pro bebê fica mais curto, a gente está sempre olhando o tempo passar com agonia, porque queria estar com o nenem...

Por exemplo: faz seis meses que não sei o que é dormir oito horas seguidas. Antes, final de semana, acordava na hora em que bem entendia, se não fosse trabalhar. Tomava café tarde, ficava pensando onde iria almoçar, ia do sofá pra cama e pra rede na maior calma, escolhendo o melhor local pra esticar as pernas.

Banho, então, tomava com a maior calma do mundo. Uns três por dia. ALiás, minto: o da manhã era mais corrido, mas não deixava de tomar jamais. Era sagrado. Acordava com o tempo contado pra tomar banho, café e me arrumar. Tudo certinho. Nunca chegava atrasada no trabalho.

Agora?

Tudo corrido. E quando dá!

É, de fato, as horas mudam. Hoje, pra mim, a melhor hora que existe é a que divido com meu filho. Posso não ter tempo pra mais nada, mas esse tempo é sagrado. Aí o relógio para, esqueço o mundo e mergulho num tempo que não tem hora pra acabar. AGora é o Isaac o meu relógio das horas, da vida, de todo o tempo que já passou, do porvir e de tudo que se pode pensar.

sábado, 28 de agosto de 2010

Farrinha

A farra dos colchões. Literalmente.

Explico: levamos o principezinho pra inauguração da loja de colchões de um amigo nosso. Ora, o bebê já chegou lá dormindo. Foi mamando no carro (só faço isso em último caso; dessa vez, sabia que ele estava com sono), dormiu e permaneceu assim por um bom tempo. Detalhe: tinha um moço tocando violão dentro da loja, várias pessoas conversando, crianças correndo de um lado pro outro. Por outro lado: o ar-condicionado estava friozinho, já passava das 19 horas e o nenem não tinha dormido de tarde. Então, juntou o sono com a vontade de dormir.
Todo mundo chegava, olhava, dizia que ele estava lindo e, lindo mesmo, ele continuava dormindo.
A gente não podia deixar de ir. Essa família é muito querida, torcemos muito por todos.
Quando acordou, o Isaac ficou todo simpático. Olhava pra um lado, pro outro, ria, ia pra um braço, pro outro, ria. ATé que sentiu vontade de mamar.
Fomos pro carro, ligamos o ar, ele mamou, voltamos, mas ele ficou enjoadinho e logo fomos embora.
Em casa, tomou um banho bem gostoso, mamou e logo dormiu.
Ô farra boa... É indo de um lado pro outro, rindo, bebendo (leite, claro), sendo paparicado... Assim é bom demais. Mas quem manda ser querido demais também?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cof! Cof!

Bençãozinha...

...

Muito cansada. Se duvidar, não escrevo mais uma letrinha sequer, mas vamos lá! ANiversário do papai, mas quem foi o centro das atenções foi o bebê (novidade...). Todo engraçado. Inaugurou a camisetinha com o nome dele estampa de macaquinho que as meninas do jornal deram (segredo: é um pijaminha, mas é tão lindo, que dá pra usar assim, despretenciosamente).
Bom. Não comprei presente pro Edson, mas fiz um monte de coisa em poucas horas. Mamãe comprou uma torna, encomendei os salgadinhos, cortei figurinhas de um papel de presente, enfiei com palitinho nos brigadeiros feitos pela Dona Zélia, nos salgadinhos, arrumei a mesa bem bonita e pronto. Ana Lívia fez teatrinho com fantoches (galinha Lilica e cobra Rosa), titos vieram, Vovô, vovó. Ah! Meu pai comprou os refris, e Adriano e Rosa trouxeram outra torta doce e uma de frango. AI, comi tanto...
AGora estou um caco... O principezinho já está dormindo. A novidade é que abaixamos o berço portátil. A Márcia foi inventar de limpar e tirou um monte de poeira. Muita mesmo... Talvez por isso o bichinho esteja com essa tosse.
Por falar nisso. HOje foi o segundo dia da fisioterapia. Ele chorou que só, mas porque estava com fome, tadinho.
Meu bebê está gulosinho demais. Quer tudo que aparece na frente. PArece um passarinho abrindo o biquinho. Muito lindo...
É minha bênçãozinha crescendo...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fofíssimo

Vim aqui só pra dizer que o meu bonequinho está uma fofura, gostoso demais, uma delícia. E simpático que só... Ontem fomos à casa da vovó - a minha. Ele foi pra mão das titias, da vovó (dele) e até o vovô (meu) sorriu quando viu o pequeno. Disse que ele tem os "olhos vivos".

- É da Martinha?
- É, o Isaac.
- Isaac?
- É.

OLhar distante do meu avozinho e um sorriso de criança, no alto dos seus 87 anos.

- A bênção, vô.
- Deus abençõe.
- Amém.

Eu nem cogitei, mas me mandaram lavar a mão. É porque o vovô está velhinho, pega no nariz, se enrola todinho, fica igual a menino na rede. Menino magrinho, mas que dançava com o ar, na baira da praia, no alpendre de casa, quando eu era menina. Saudade, vô. E quando tocava o disco do Nelson Gonçalves, a dança era de braço com o ar, olho fechado de saudade.

Aí a gente pedia: "beija a vovó, beija a vovó". A risada corria pela casa e, depois de um charme, saía o beijo ali, na cozinha, vestido com cheiro de comida, óleo de coco no cabelo.

Saudade, vó. Ela estava dormindo. Mas só sua presença enche toda a casa.

Ai, saudade demais, com nó na garganta e um certo medo. Vó, vô, fiquem aqui, viu?

- A bênção...
- Deus abençõe.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Greve não!

Pelo menos aqui em casa. Lá fora, na cidade, é a segunda greve de ônibus neste ano. Mas a de agora é a primeira que, diretamente, me afeta. Tenho que chegar 7 horas no trabalho, mas tenho começado a trabalhar 5, 6, ainda em casa, por telefone. Pessoal vai pra rua cedo, pra ver a movimentação (leia-se quebradeira, confusão, gente nas paradas, terminais lotados, trânsito lento, ruas fechadas, pneu furado, vidro quebrado).
Mas o príncipe nem sonha com isso. Por isso, com ou sem ônibus na rua, peito não pode faltar. Cedinho acordo o bebê pra mamar. Hoje ele ficou mamando e eu, vendo os sites, ligando pro povo. Ê loucura... O que a gente não faz por...
Trabalho?
Não, pelo filho. É tudo por ele.
Mas Deus é tão bom, tão bom, mas tão bom, que hoje tive uma notícia maravilhosa. ALém de nossa cobertura ter ficado melhor que a do concorrente (pelo menos na minha opinião), minha amiga (colega não, amiga) Eri me fez sorrir largo hoje à tarde. Como disse a ela: "só você mesmo pra fazer isso por mim".
Ela sabe o que é.
Quero pessoas assim perto do meu bebê. Que gostem da mamãe, que gostem dele, que nos queiram bem.
Obrigada, chefa. Só tu mesmo...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mais uma da saga

Sim, vários dias se passaram, e a saga continua. A cidadã ainda está aqui em casa, mas só enquanto não arranjo outra pessoa. Já briguei, chorei, me descabelei. Eu só queria uma pessoa que cuidasse do meu bebê com o mínimo de noção, higiene e carinho. Sei que ninguém vai cuidar como eu e o papai, mas será possível que ão exista uma pessoa nesse mundo que queira trabalhar direito?
Pelamordedeus!
A gente se sacrifica no trabalho, faz de tudo pra chegar no horário, fazer tudo direitinho, e pra essas criaturas voltar da folga na segunda à noite é nada demais. Espirrar e lavar a mão: nem pensar! Só se eu pedir mesmo...
Mas já sei que isso tudo é questõ de educação. Ponto. Criações diferentes, visões completamente diferentes. Tem nada a ver com dinheiro, escola. É princípio, que se aprende em casa, com pai e mãe.
Coisas que faço questão de ensinar ao meu filhotinho. Pelo menos de uma coisa eu tenho certeza: ele vai saber o que é responsabilidade. Porque isso eu posso dizer que o pai e a mãe dele tê.
Orgulho?
Jamais.
Acho que é mais revoltar.
Já falei com Deus e o mundo. E nada. Mas vai aparecer. Eu creio. Se não, as alternativas são: agência caríssima para contratar babá (e sem garantia 100%), creche ou deixar com as avós enquanto aparece outra pessoa.
Deus, me ajude!
Só quero que meu filhinho fique bem, que coma direitinho, que durma seu soninho nos horários certos, que tome banho e se esbalde na banheira e com o peixinho e, acima de tudo, que seja um bebê feliz. É demais pedir isso?
Tô vendo a hora ter que largar tudo pra ficar com ele. "Ô coisa chata"...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Saga

Todo mundo dizia, mas a gente só sabe quanto sente na pele. A busca pela babá (eu nem sonhava que fosse perfeita) apenas começou aqui em casa. Há um mês e meio estamos com uma - na verdade, a primeira. E vai ficar por aí. Na próxima folga, que é sábado, ela vai e não volta. Ela não sabe, mas eu já tenho certeza. E por quê?
O motivo poderia ser de total felicidade, mas não para ela. Está grávida. Ela ainda não sabe que eu sei, mas tenho fontes seguras (faxineira e sogra) que me confirmaram tudo. Mas isso não é tudo. Ela está decidida a não prosseguir com a gravidez.
Pior: pediu a faxineira pra ajudar, comprando um comprimido. Foi aí que a Francisca não aguentou e me contou, já antecipando que não ajudaria coisa nenhuma. Certíssima.
Pois bem. Se ela quer fazer essa besteira (pra não perder o namorado), que faça, mas bem longe da minha casa, dos meus olhos, do meu bebê. É muito incoerente cuidar de um bebê e não dar um pingo de valor à vida. Isso pra mim é ponto fundamental.
Nâo quero. Desde que soubemos minha sogra está vindo pra cá todos os dias. É pro bebê não ficar um minuto sozinho com a doida.
Em meio a isso tudo, também aconteceu um monte de coisa: dente quebrado inflamou, dentista, antibiótico, anti-inflamatório, dor, muita dor, cirurgia na gengiva, alívio... Mas ainda falta terminar o tratamento.
Pra completar, a partir de segunda tenho que chegar ao trabalho às sete horas. Pense... Se não estou conseguindo chegar oito, imagina uma hora antes... Mas Deus proverá!
Pelo menos com o bebê está tudo bem, muito bem. Na onda dos suquinhos, sábado ele tomou um que adorou: melancia. Huummm... Puxou à mamãe, que ama essa fruta. Ontem foi de maça, hoje de novo. Ontem à tarde também teve mamãozinho, o primeiro alimento sólido do bebê. Comeu bastante, até me admirei. Hoje vou dar de novo. O bichinho estava com o intestino preso. Foi só comer mamão, ontem, que hoje o efeito apareceu - e bem muito!
Agora ele está lá,dormindo na redinha igual a um anjinho. Mas, acordado, está que não para! No banho, só quer ficar em pé. Arqueia o corpo todo pra se levantar da banheira, do bebê-conforto, da rede. Quando não, tenta erguer a cabeça. Faz tanta força que faz careta. E se não conseguir fica com raiva! Um gênio...
É o meu pequenininho mostrando que tem personalidade, e forte.
Não sei a quem puxou...